quinta-feira, 29 de março de 2012

PROJETO: LABORATÓRIO ITINERANTE DE CIÊNCIA - EMEF GILDO PEREIRA CICLO II

Justificativa

            A viagem para visita do laboratório itinerante de ciência foi importante por incentivar os alunos a pesquisa e conhecimento científico. Além disso, para nossa escola é muito interessante, já que é previsto a realização de uma feira de ciência em nossa unidade escolar.

Metodologia

            Por meio de uma viagem, os alunos dos 8º e 9º anos da Escola Gildo Pereira visitaram o laboratório itinerante de ciência, na cidade de Ilha Solteira, no dia 29/03/2012. Puderam observar experimentos científicos, em alguns casos até participaram de experiências que estavam expostas para visitação

sexta-feira, 23 de março de 2012

CAPACITAÇÃO GESTÃO NOTA 10 - INSTITUTO AYRTON SENNA

     Foi com muita satisfação que nos dia 22 e 23 de março de 2012 o município de Nova Independência recepcionou a Capacitação Gestão Nota 10 do Instituto Ayrton Senna. A mesma foi realizada na EMEF GILDO PEREIRA CICLO II, esteve presente como responsável pela Capacitação a Sra. Maria Celeste Pitaluga de Souza Melo da cidade de Goiânia compareceram também Gestores, Supervisores, Diretores  e Coordenadores da Educação de nosso município e  região.
     O programa de Gestão nota 10 trabalha com SIASI (Sistema Instituto Ayrton Senna de Informações) que é um software customizado pelo instituto onde é estabelecido metas e indicadores a serem alcançado pelas escolas do ensino fundamental da rede pública, possibilitando fazer intervenções necessárias focada diretamente nos problemas encontrados.

quinta-feira, 22 de março de 2012

DESFILE COMEMORATIVO

EDUCAÇÃO DE NOVA INDEPENDÊNCIA PARTICIPA DO DESFILE COMEMORATIVO AOS 47 ANOS DE NOVA INDEPENDÊNCIA. 
TEMA AMAZÔNIA
     A nossa Floresta Amazônica possui uma área de cinco milhões e meio de quilômetros quadrados e embora pertença a 9 países, é no Brasil que temos 60% dela e no ano 2000 foi considerada pela UNESCO, patrimônio da humanidade. Por esse motivo a Amazônia é para nós, brasileiros, motivo de orgulho, de agradecimento e de preocupação. Orgulho por sermos o povo eleito por tê-la.      Agradecimento a Deus por nos ter dado a maior floresta tropical do mundo. E, preocupação, por sabermos o quanto ela precisa de nós para se manter viva.
    Por isso o Departamento de Educação de Nova Independência escolheu a Amazônia como tema dessa festa de hoje, porque juntos devemos refletir que futuro queremos para nossa cidade e que futuro queremos para a nossa Amazônia.
    A Creche de nossa cidade que hoje atende cerca de 150 criançase a EMEI, que atende cerca de 140 crianças fazem a abertura do desfile da Educação com o carro que representa a floresta, a flora abundante que a Amazônia tem, o verde sem igual e as crianças representam a flora amazônica, os lindos animais que embelezam o dia a dia da gigante floresta, como: onça pintada, macaco, arara vermelha, tucano, galo da serra.
    A primeira ala, dos índios, dos alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental, que atende cerca de 260 crianças, representa a beleza indígena, a importância da cultura indígena na vida do povo amazônico e de todo o povo brasileiro e a necessidade de conhecermos e respeitarmos essa cultura e esse que é o verdadeiro povo brasileiro.
    A segunda ala representa a flor típica amazônica: a vitória-régia. Ela possui uma grande folha em forma de círculo, que fica sobre a superfície da água, e pode chegar a ter até 2 metros e meio de diâmetro e suportar até 40 quilos sobre ela. Suas flores brancas aparecem de março a julho, e se abrem das 6 horas da tarde às 9 horas da manhã. É a flor aquática típica amazônica.
    A terceira ala, do Ciclo II do Ensino Fundamental, que atende cerca de 260 crianças, nos emociona mostrando um pouco da cultura amazônica através dos bois Garantido e Caprichoso que representam o Festival Folclórico de Parintins, festa popular realizada anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, no Estado do Amazonas.O festival é uma apresentação a céu aberto, onde competem duas associações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo, um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi, e que durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos através de alegorias e encenações. E no nosso desfile os dois bois são ladeados pelas índias amazônicas.

    Na quarta ala, a cultura amazônica é representada na ala através da dança do carimbó, típica da região amazônica e os garimpeiros nos lembrando que a Amazônia tem inúmeras belezas, mas corre inúmeros perigos através de mãos humanas egoístas, malvadas, desumanas...
    Por isso, o Departamento Municipal de Educação encerra seu desfile, mostrando no carro, a clara destruição que o homem faz, a cada dia, na Amazônia e as crianças e jovens de Nova Independência, conscientes do quanto a naturezaé importante, não aceitam essa triste história, não querem essa destruição no futuro e grita, assim como diz a frase no carro: Esta história, NÃO ! Esta destruição, não é o caminho que queremos ! Pois, desejamos um futuro verde e de muita vida para a Amazônia, assim como queremos que nossa cidade querida, em mais um ano de vida, possa refletir seu passado e lutar por um futuro cada vez mais promissor, mais humano, com mais desenvolvimento e com a educação cada dia mais forte, pois hoje temos uma educação de qualidade em nossa cidade e temos muito a comemorar.
Feliz aniversário Nova Independência !!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

PROJETO DENGUE

     EMEF GILDO PEREIRA CICLO II
OBJETIVO:
- Despertar nos alunos o combate a dengue.
- Envolver todos os professores.
- Despertar a comunidade como um todo sobre o perigo.
- Levar o aluno ao conhecimento sobre as conseqüências que o mosquito pode causar.
- Saber quais os meios e atitudes para se prevenir da “Dengue” 
PERÍODO:  Semana do dia 12 a 16 de Março de 2012
     O Projeto “DENGUE” foi elaborado  com intuito de sensibilizar os alunos e a comunidade em geral sobre o perigo da doença. Cabe a todos os professores envolver-se neste trabalho ressaltando que a Escola e a família devem caminhar juntas com o propósito de “Combater a Dengue”

Professora: Maria Ferreira Lopes

EMEF GILDO PEREIRA CICLO I
OBJETIVOS:
  • Caracterizar o mosquito transmissor da doença Dengue;
  • Reconhecer os sintomas da doença;
  • Identificar e tratar os focos de dengue na comunidade;
Multiplicar as informações de identificação, sintomas, tratamento e manutenção preventiva de objetos, plantas e caixas d’água
 
 



sexta-feira, 9 de março de 2012

PROJETO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER - EMEF GILDO PEREIRA CICLO II


Objetivos

·         Conscientizar o aluno sobre a importância da figura
·         Valorizar a atuação da mulher na sociedade moderna
·         Orientar as mulheres sobre os seus direitos

Justificativa
Valorização da mulher
Professora: Neusa Rocha