terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PROJETO DROGAS - EMEF GILDO PEREIRA CICLO I

PÚBLICO ALVO: Alunos do 4° e 5° ano
JUSTIFICATIVA:
Sabendo que o ser humano é incluído na sociedade através do conhecimento através da aprendizagem e que a "escola" é participante neste processo e a criança passa grande parte de sua vida na escola e nela faz uma série de tarefas e essas tarefas devem ser executar o pensamento dos alunos, despertando e desenvolvendo a curiosidade e criatividade, cabe à família e à escola criarem oportunidades para que a criança possa exercer o pensamento, tornando-se assim, cidadão livre com capacidade de reflexão, de discernimento, atuante no mundo, explorando-o, transformando-o e vivendo dignamente como ser humano que é.
           Refletindo sobre esses aspectos, observa-se que num país onde o número de analfabetos ainda é relevante é preciso desenvolver propostas pedagógicas que estimulem o pensamento crítico, a autoria, a autonomia.
Precisamos sensibilizar nossas crianças com os problemas sociais e levá-las a buscar soluções, uma vez que prezamos pela melhoria da qualidade de vida e que o ser humano deve pensar globalmente.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PROJETO GRÊMIO ESTUDANTIL

Justificativa

A importância do grêmio estudantil é atestada em lei, uma delas é a lei 9394 de dezembro de 1996, a conhecida LDB. É uma das tradições escolares que possui fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais.
O grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa os interesses dos estudantes na escola e fora dela. É muito importante a instituição desse órgão na escola, pois possibilita a participação dos alunos na vida escolar, e favorece a formação para a cidadania propiciando aos alunos o convívio com noções políticas, também noções de direitos, deveres e convivência em grupo.

Metodologia

Foi dado o prazo de sete dias para que as chapas fossem formadas. Após o período dado foram montadas seis chapas entre alunos do 6º ao 9º ano, cada chapa composta por onze membros e mais dois suplentes, isso tudo ocorrido até o dia 27/02/2012.
Professora: Sebastiana


Projeto: PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA - EMEF GILDO PEREIRA CICLO II

OBJETIVO

- Construir para os adolescentes um espaço de reflexão e discussão do tema sexualidade, adolescência e drogas, estimulando a autonomia e responsabilidade dos jovens, a fim de que haja uma redução de gestação indesejável na adolescência e prevenção de DST/AIDS e drogas.
- Oferecer aos alunos a oportunidade de conhecer os riscos das drogas e a vulnerabilidade frente às DST’s.
- Incentivar os jovens que conheçam seu corpo valorizando e cuidando de sua saúde como condições necessárias para usufruir do prazer sexual (entendendo como uma dimensão saudável da sexualidade.

JUSTIFICATIVA

            Este projeto busca disponibilizar informações quanto aos efeitos em diversos âmbitos (familiar, social) do uso de drogas lícitas (álcool, cigarro) e drogas ilícitas (maconha, cocaína, crack) com o objetivo de prevenir o uso e o abuso de tais substâncias psicoativas, por alunos desta unidade escolar.
Criar-se novos espaços de diálogos sobre experiências da adolescência, principalmente daquelas que devido uma série de dificuldades não são colocadas em espaços institucionais e nas relações com os adultos, como o tema da sexualidade.

METODOLOGIA

Sensibilização, reflexão, debate, discussão, aula expositiva com profissional da saúde (enfermeira), elaboração e utilização de material informativo.





Professora: Iléia Ribeiro de Almeida

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

PROJETO CARNAMIRIN

A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país é uma das festa mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia.

Objetivos:

·         Reconhecer o Carnaval como uma manifestação cultural brasileira, sua origem e suas características;
·         Identificar músicas de Carnaval;
·         Cantar e dançar marchinhas carnavalescas e outros ritmos;
·         Produzir trabalhos de artes como pintura, desenho, recortes e colage
·         Despertar no aluno o interesse em relação às folias carnavalescas resgatando as tradições.

·         Produzir trabalhos de artes como pintura, desenho, recortes e colagem;
·         Despertar no aluno o interesse em relação às folias carnavalescas resgatando as tradições.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

COC CAPACITA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM NOVA INDEPENDÊNCIA


                 O Sistema de Ensino COC esteve nesta segunda-feira dia 06/02/2012 na cidade de Nova Independência para capacitar os Professores da Rede Municipal de Educação, o mesmo é utilizado no município com o objetivo de promover uma educação de qualidade. O Prefeito Jose Pedro Toniello fez questão não só apenas investir nas infra-estruturas das escolas, mas também em um sistema Pedagógico que ofereça aos alunos a oportunidade de um bom desenvolvimento escolar. Segundo a Diretora Municipal de Educação, Eliana Alves de Macedo Os conteúdos programáticos do Sistema de Ensino COC é direcionado para cada fase escolar, visando à integração do aluno com a realidade e sua formação como cidadão.